top of page
DSC02110.JPG
DSC02041_edited.png

EQUIPE VOCACIONAL PAROQUIAL

A Equipe Vocacional Paroquial (EVP) possui um importante papel no Serviço de Animação Vocacional (SAV), pois ela é, na comunidade paroquial, a promotora de ação em prol das vocações. Como toda paróquia está situada dentro de uma Diocese, podemos entender, também, que a EVP faz parte da Pastoral Vocacional Diocesana (PVD). Além disso, podemos dizer também que a EVP colabora com a Pastoral Vocacional das Congregações e Institutos na busca de vocações. Sendo assim, ao atuar na comunidade paroquial, a EVP deve sempre levar em consideração a realidade local e qual a melhor maneira de trabalhar com as vocações, atendendo aos anseios e perspectivas dos jovens e também de toda comunidade.

A partir do que foi dito anteriormente, podemos então entender que a EVP é “um grupo de pessoas que trabalham na comunidade eclesial em profunda sintonia com a igreja local para auxiliar o surgimento, dar acompanhamento e facilitar o encaminhamento de todas as vocações”.Com este conceito, merece destaque os seguintes itens:

1.Grupo de pessoas – Não se trata de uma ação isolada e solitária, mas de ação conjunta em um grupo identificado com a temática vocacional em prol da Igreja e, consequentemente, de toda a sociedade. Bom seria que esse grupo apresentasse representatividade de homens e mulheres, jovens e adultos, além da diversidade de raças e formação acadêmica. Além disso, podemos dizer que, um grupo composto com pessoas das várias pastorais da paróquia, ajudaria bastante na vocacionalização de todas as pastorais.

2.Trabalhar na comunidade eclesial – A EVP é criada para atender especialmente um território paroquial, embora não haja negação da possibilidade da ação conjunta com outras EVP’s e em outros territórios paroquiais. Mas se uma EVP não dá assistência à sua própria casa, como poderá ser Equipe Vocacional de uma paróquia?

3.Sintonia com a Igreja local – Assim como a Paróquia não é uma realidade isolada, também, a EVP faz parte de um conjunto maior. Daí a importância de uma Equipe Diocesana consciente de sua missão, que não é apenas a busca de jovens para ingressar no seminário diocesano, mas também a promoção de ação vocacional conjunta em todo o seu território. Além da EVD, é necessário que a EVP também esteja atenta ao trabalho com as Congregações, Institutos, IPV, e às orientações emitidas pela Santa Sé e à CNBB.

4.Auxiliar o surgimento, dar acompanhamento e facilitar o encaminhamento – Toda ação da EVP deve estar voltada para esta realidade, isto é, promover ações na paróquia de tal modo a levar, especialmente a juventude, a questionar-se vocacionalmente. Para isto, as atividades devem apontar diretamente a temática vocacional, e não apenas promover atividades para reunir jovens em uma ação qualquer.

5.Todas as vocações – A EVP não direciona a escolha das pessoas para determinada vocação específica, mas promove a divulgação das variadas formas de se viver uma vocação na Igreja. Depois de despertar, especialmente, a Juventude para esta perspectiva, ajuda por diversos meios a pessoa a ingressar no seu caminho escolhido. Para o SAV é indispensável que em todas as paróquias tenham as EVP’s estruturadas, de modo que o trabalho vocacional possa ser bem desenvolvido e acompanhado especificamente, sobretudo levando em conta a realidade local.

Faça Download do
Material Completo

EVP Salvador

EVP Vitória da Conquista

EVP Campo de Brito

EVP'S Rio de Janeiro

EVP Nossa Senhora da Conceição - Parada de Lucas

EVP São Sebastião de Olaria

EVP Nossa Senhora da Glória Clodovil

EVP Riachão do Jacuípe

Núcleos

salvador
vitoria
Campodobrito
Rio de Janeiro
inicionucle
riachao
003.png
bottom of page