top of page

SAV- SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL

SAV significa Serviço de Animação vocacional. “Serviço” porque é, exatamente, um cumprimento de uma missão, e toda missão implica uma atitude, uma ação concreta. Já “Animação” não é o mesmo que mera empolgação ou mesmo euforia, mas, sim, um expressar de alegria consciente na certeza de poder contar com as graças necessárias para realizar tal empreendimento. E é “Vocacional” porque nos recorda o chamado, divina escolha de nós. O SAV é um trabalho pastoral da Igreja que pretende despertar os cristãos à vocação humana, cristã e eclesial, discernindo os sinais indicadores do chamado de Deus, cultivando os germes de vocação e acompanhando o processo de opção vocacional consciente e livre.

​

POR QUE SERVIÇO DE ANIMAÇÃO VOCACIONAL?

​

A pós-modernidade esconde do homem/mulher a dimensão religiosa, em especial o aspecto vocacional. É necessário despertar a busca cada vez maior de dar uma resposta em forma de testemunho e serviço ao chamado de Deus e ao clamor do povo.

O Serviço de Animação Vocacional, sensível a esta emergência atual, está se preocupando com a formação de agentes que possam ser uma resposta eficaz às exigências da Igreja e do mundo no campo vocacional e ministerial.

Este serviço surgiu para animar a comunidade eclesial a se comprometer de maneira nova, criativa e decidida com as vocações e ministérios nas dimensões da ação evangelizadora, observando o processo de inculturação, em vista de uma Igreja toda ministerial e missionária.

Cresce a consciência de que todos somos agentes vocacionais, qualificados e inseridos na pastoral de conjunto. Para isso incentivam-se todas as vocações e ministérios, superando a ideia de que vocação é somente ao ministério ordenado e à vida consagrada. Leigos e leigas têm assumido com entusiasmo sua missão na Igreja.

Como qualquer serviço, a animação vocacional possui um caminho a percorrer. Depara-se com a falta de uma maior integração e articulação entre dioceses, congregações, paróquias e pastorais. Há trabalhos isolados e trabalha-se pouco a vocação do leigo.

A Igreja é a assembleia dos vocacionados (as) à santidade. Ela não é a fonte, mas a mediadora da vocação e o lugar de sua manifestação. Ela não dá vocação ou carismas, mas discerne e organiza os ministérios. A vocação e os ministérios são elementos fundamentais e constitutivos da Igreja.

Tendo bem claro nossa vocação à vida a partir do batismo, todos nós somos chamados à santidade, à fé, ao seguimento do Senhor e à graça. O batismo é a base que sustenta todos os ministérios. A missão da Igreja é transformar o mundo, sendo sinal e instrumento de realização do Reino de Deus.

O Serviço de Animação Vocacional é uma ação evangelizadora, uma atividade eclesial da comunidade de fé, que traz consigo uma visão de Deus, de pessoa humana, de Igreja, de missão e de mundo. Todos na Igreja são chamados para um determinado serviço.

Animadores 
Vocacionais

wesdras.png
wesdras.png

Pe. Wesdras  dos Santos, sdv

Núcleo Itambé

WhatsApp: (77) 9.9956-2796

denivaldo.png
denivaldo.png

Pe. Denivaldo  Santos, sdv

Núcleo Riachão do Jacuípe

WhatsApp: (75) 9.9866-9191

Núcleo Rio de Janeiro

WhatsApp: (21) 9.8955-6726

Danilo Rocha
Danilo Rocha

Ir. Danilo Rocha, sdv

luis felipe.png
luis felipe.png

Pe. Luís Felipe, sdv

jonas.png
jonas.png

Pe. Luís Jonas, sdv

valério.png
valério.png

Pe. Carlos Valério, sdv

Núcleo Campo do Brito

WhatsApp: (21) 98049-5133

Núcleo Vitória da Conquista

WhatsApp: (21) 9.8096-2165

Núcleo Salvador

WhatsApp: (77) 9.9202-1994

003.png
bottom of page