top of page

Dom Edgar Moreira da Cunha,SDV

Bsp-da-Cunha-250.jpg
Coat_of_arms_of_Edgar_Moreira_da_Cunha.svg.png

Dom Edgar Moreira da Cunha, S.D.V., Nascido em 21 de agosto de 1953, Riachão do Jacuípe, Bahia é o bispo da Diocese de Fall River, Massachusetts. Foi o primeiro bispo dos Estados Unidos nascido no Brasil.

Edgar Moreira da Cunha juntou-se à Sociedade das Divinas Vocações em 1975 e graduou-se em Filosofia na Universidade Católica de Salvador e Teologia no Seminário da Imaculada Conceição em Darlington, Nova Jersey, graduando-se Mestre em Divindade. Foi ordenado padre em 27 de março de 1982, na Igreja de São Miguel em Newark, através do Bispo Joseph Abel Francis, bispo auxiliar da Arquidiocese de Newark. Após sua ordenação, Padre da Cunha serviu como vigário da St. Michael Church, e como diretor vocacional para sua Congregação. Em 1983, foi transferido para a Paróquia de São Nicolau em Palisades Park, onde serviu como vigário paroquial e vice-superior da comunidade local, além da promoção de vocações.

​

Também serviu no conselho da Eastern Religious Vocations Directors Association. Em 1987, foi nomeado pároco da St. Nicholas Parish. Em 1992, foi eleito secretário do Council of the Vocationist Delegation nos Estados Unidos. De 1994 a 2000, Padre Edgar serviu como mestre de noviços e diretor do Vocationary, a casa de formação da S.D.V. em Florham Park. Padre Edgar foi nomeado bispo titular de Ucres e bispo auxiliar para a Arquidiocese de Newark em 27 de junho de 2003. Recebeu a ordenação episcopal em 3 de setembro de 2003, na Catedral Basílica do Sagrado Coração, por Dom John Joseph Myers, arcebispo de Newark.

 

Os consagrantes foram Dom Nicholas Anthony DiMarzio, bispo de Brooklyn, e Dom Arthur Joseph Serratelli, bispo auxiliar de Newark. Na Arquidiocese de Newark, Bispo da Cunha foi nomeado bispo regional para o Condado de Essex em 15 de outubro de 2003 e Vigário para Evangelização em 4 de maio de 2005. Foi nomeado Vigário Geral da Arquidiocese em 6 de junho de 2013.

 

Bispo Moreira da Cunha, em 3 de julho de 2014, foi apontado pelo Papa Francisco como o oitavo bispo da Diocese de Fall River. Foi instalado em 24 de setembro de 2014, na Catedral da Assunção de Maria, pelo Cardeal Sean O’Malley, arcebispo de Boston, e Arcebispo Carlo Maria Viganò, Núncio Apostólico nos Estados Unidos. Dom Edgar Moreira da Cunha sagrou o bispo José Ionilton Lisboa de Oliveira, S.D.V., em 2017.

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira,SDV

Dom José Ionilton Lisboa de Oliveira, SDV, nascido Araci9 de março de 1962) é um bispo católico brasileiro, atualmente responsável pela Prelazia de Itacoatiara.

Formou-se em Filosofia no Instituto Nossa Senhora das Vitórias e em Teologia na Escola Teológica do Mosteiro São Bento, em 1991.

 

Fez convalidação do Curso de Teologia na Universidade Católica de Salvador em 2015. Professou seus votos na Sociedade das Divinas Vocações (SDV) em 21 de janeiro de 1990, e foi ordenado padre em 19 de janeiro de 1992, na Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Raso, em Araci. 

​

Atuou como vigário nas paróquias Nossa Senhora da Conceição e São Justino, no Rio de Janeiro, RJ; Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe; Nossa Senhora Aparecida, em Vitória da Conquista. Também foi pároco na Paróquia Nossa Senhora da Boa Hora e São Roque, em Campo do Brito; e era vigário da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, em Riachão do Jacuípe, na Arquidiocese de Feira de Santana quando foi escolhido bispo.

​

Foi membro do Conselho Presbiteral da Arquidiocese de Vitória da Conquista e membro da diretoria da Conferência dos Religiosos do Brasil – Regional Bahia/Sergipe. 

Foi nomeado prelado para a vacante Itacoatiara pelo Papa Francisco em 19 de abril de 2017, substituindo Dom Carillo Gritti, falecido em junho de 2016.

 

Recebeu a ordenação episcopal em 16 de julho de 2017, em Araci, em cerimônia presidida por Dom Edgar Moreira da Cunha, SDV, bispo da Diocese de Fall River, assistido por Dom Ottorino Assolari, C.S.F., bispo da Diocese de Serrinha, e Dom Zanoni Demettino Castro, arcebispo de Feira de Santana.[5] Foi instalado como quarto bispo prelado da Prelazia de Itacoatiara em 30 de julho de 2017, em solenidade de posse presidida por Dom Sérgio Eduardo Castrianiarcebispo de Manaus.

2360649e-089a-4dcc-beca-8f488adce525_edited.jpg
Brasão de Dom Jose Ionilton (Oficial)_edited.png
003.png
bottom of page