Sociedade Divinas Vocações
Sociedade Divinas Vocações
XVI Capitulo Geral da Sociedade Divinas Vocacoes
Roma - Itália
Clique na imagem para ver outras fotos...
Entre os dias 2 e 22 de agosto, a Sociedade Divinas Vocações (Vocacionistas) realiza o XVI Capítulo Geral em Ariccia, Roma. O evento começou com a solenidade em homenagem a São Justino Maria Russolillo, apóstolo das vocações e fundador da congregação, na casa mãe em Pianura de Nápoles. Na cerimônia de abertura, o Superior Geral, Pe. Antônio Rafael, um brasileiro, marcou oficialmente o início do capítulo.
Após a celebração, os membros se dirigiram à casa geral da congregação em Roma para a reinauguração da cúria geral. Os trabalhos capitulares, no entanto, acontecem na casa Divino Mestre, em Ariccia, da família Paulina.
Entre os dias 4 e 6 de agosto, o Bispo Emérito de Serrinha (BA), Dom Otorino Assolari, orientou o retiro espiritual, focado no tema do capítulo “Reavivar o carisma de Deus que está em você” (2 Tm 1,6).
Um dos momentos mais marcantes do capítulo ocorreu em 12 de agosto, quando o Papa Francisco recebeu os capitulares da Congregação Vocacionista, juntamente com outras três congregações. O Pontífice destacou três dimensões essenciais do apostolado comum: discernimento, formação e caridade. Em suas palavras, “o discernimento faz parte do carisma dos vocacionistas; é para todos, mas é algo próprio de vocês. Obviamente, envolve uma grande experiência de felicidade, porque ‘tomar uma boa decisão, uma decisão justa’ traz alegria".
Na noite do dia 19 para o dia 20, foi feita uma vigilia eucarística por ocasião da preparação para a eleição do novo superior geral. No dia 20, então, foi eleito o novo superior geral da Congregação Vocacionista: Pe. Ciro Sarnataro, natural da cidade de Nápoles na Itália. No dia seguinte, 21, foram eleitos os conselheiros gerais e o procurador geral da congregação, sendo eles: Vice Geral,Pe. Arlei Burnano, natural da Colômbia; Conselheiro para as paróquias e animação vocacional, Pe. André Rabehaja, natural de Madascar; Conselheiro para formação e estudos, Pe. Anthony Ezebuiro, natural da Nigéria; Conselheiro para as missões, Pe. Ibeh Cornelius, natural da Nigéria; Secretário Geral, Pe. Robert Mathew, natural da Índia; Ecônomo Geral, Pe. Armando Palmieri, natural da Itália; e o Procurador Geral, Pe. Nibin Palatty, natural da Índia.